11/01/2010

Cristianismo de vila

Posted in Reflexão às 4:47 PM por Rodriguinho

Acho que uma das séries mais antigas, porém ainda muito assistida nos dias de hoje, é o Chaves. Lembro muito bem do Chaves, Dona Florinda, Seu Madruga, entre outros personagens e suas aventuras naquela pequena vila. Ainda hoje dou muitas risadas ao assistir estes episódios. Na vila era engraçado como cada um se comportava. Era uma comunidade, onde todos compartilhavam de algumas coisas em comum; porém cada personagem estava mais preocupado em suprir os seus interesses pessoais.

O engraçado, ou talvez triste, é ver que muitas igrejas hoje tem virado uma pequena vila. Estamos vivendo um cristianismo de vila ou, mais popular nos Estados Unidos, um cristianismo de rua sem saída. Vivemos em nosso cantinho, sem ninguém nos incomodar. Vamos para a igreja para encontrar as mesmas pessoas que não nos incomodam, ir para os programas que nos fazem bem, ir receber a oração do pastor. Enfim, estamos indo para a igreja para consumir os serviços espirituais que ela nos oferece.

Agora, quando a questão é ir e fazer discípulos, ensinando-os a obedecer, parece que as coisas mudam. As pessoas não gostam de ir: as pessoas querem ficar em seus bancos confortáveis. Não querem se envolver com a “gentalha”. Até quando vamos ver a igreja como um “programinha gostoso” de domingo? A igreja deve estar em movimento; a igreja são as pessoas, os membros do Corpo de Cristo, e não um prédio! Assim, os membros da igreja devem estar dispostos a agir; a ir e fazer discípulos! E isso não pela sua própria força, mas na dependência e na autoridade que Cristo nos dá.

Lembremos das palavras do próprio Jesus: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20:35, NVI).

Reflexão com base no “Cristianismo de Vila” apresentado no livro Autoridade Pastoral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: